Arte Popular e consumo consciente



Estamos em um momento de muito aprendizado. Um vírus altamente contagioso entrou em cena e nos fez desacelerar.

No ano de 2020, meio a pandemia mundial do novo Corona Vírus, o dia da sobrecarga da Terra aconteceu um mês depois.

O que é o Dia da Sobrecarga da Terra ou Overshoot Day?

É o dia que marca que a humanidade esgotou todos os recursos naturais renováveis, ou seja, a partir daquela data, estamos utilizando, consumindo da Terra mais do que ela é capaz de repor, de se recompor.


Qual a diferença entre a sobrecarga da terra de 2020 e de 2019?

Em 2020 o dia da sobrecarga da Terra aconteceu em 22 de Agosto e em 2019 foi em 31 de Julho. Enquanto estávamos retirados de cena, daquele cotidiano de correria desenfreada, pudemos ter notícias de uma Terra que respirava melhor. Melhor qualidade do ar na China, melhor qualidade das águas de Veneza…

Não vamos falar de “um lado bom do vírus”, pois este é terrivelmente nocivo para todos nós, mas podemos aproveitar essa oportunidade para refletirmos sobre nossos hábitos.

Todo o mundo precisou parar e se reinventar. Nesse parar ou desacelerar, conseguimos adiar em quase um mês o dia da sobrecarga da Terra. Percebe a responsabilidade de cada um para a sustentabilidade do nosso Planeta, nossa única casa? Como tem sido suas escolhas?

Aqui na Xapuri Brasil, Loja de Arte Popular e Artesanato Brasileiro, está em nosso DNA a compra local, com o pequeno produtor. As peças que vendemos aqui são cuidadosamente selecionadas, muitas vezes garimpadas em cantos remotos do Brasil. Visando a qualidade ao invés da quantidade. Claro, respeitando todo o processo produtivo, valorizando o artesão. E é isso nós nos propomos levar para sua casa, peças com afeto, respeito às mãos que deram forma, às histórias, a cultura local e nacional.


O que é o novo normal?

Para nós, o novo normal que o consumo mais consciente seja possível para mais pessoas, que conhece e valoriza mais o trabalho artesanal, local. Que pensa colaboração mais do que a competição. Que escolhe qualidade mais do que a quantidade. É mais qualidade de vida, mais tempo para estar perto da família e dos amigos. Uma vida mais desacelerada, onde possamos cuidar uns dos outros.


Obrigada por estar conosco valorizando a cultura nacional.

Comentários

Postagens mais visitadas