Xapuri Brasil na Estrada: Jequitinhonha • Julho/2020

Tão delicado falarmos de viagem e estar na estrada meio à necessidade de isolamento social imposto pela pandemia mundial do Corona Vírus que estamos passando. Mas este é um momento também que urgência é uma palavra muito presente.


A urgência pela sobrevivência – em diferentes e múltiplos âmbitos – a urgência do reinventar-se, a urgência do afeto.

E é a partir dessas urgências que fomos para o Vale do Jequitinhonha, região norte de Minas Gerais. Fomos com atenção redobrada a todos os cuidados necessários, como todos estarem de máscaras a todo momento, afastados uns dos outros e com uma equipe enxuta de duas pessoas.

Foram cerca de 1800 quilômetros rodados, meio a rodovias e estradas de terra, em seis dias. Dias intensos e gratificantes.



O que fomos fazer no Vale do Jequitinhonha?


Fomos com a missão de aguçar o olhar fotográfico das artesãs, afim de dar a elas mais autonomia, aprimorando o registro fotográfico de suas peças. Além de catalogar muitas de suas peças disponíveis.

O fotógrafo Tibério França explicou a elas sobre a luz, composição, enquadramento e demais ajustes que são simples de aplicar no dia a dia e que fazem toda a diferença na hora de apresentar uma peça, por meio da fotografia.


Onde fomos e onde fica o Vale do Jequitinhonha?


O Vale do Jequitinhonha fica localizado no Norte de Minas Gerais e é uma região que abarca mais de 50 cidades.

Trabalhamos em quatro associações de artesãs localizadas em Campo Buriti, Campo Alegre, Cachoeira do Fanado e Santana do Araçuaí.

A beleza singular do cerrado, bioma típico da região, muitas vezes da lugar a enormes plantações de eucalipto, sendo uma transformação brusca e devastadora da paisagem e de todo ecossistema.


O que trouxemos conosco?


É muito fácil se encantar pelo Vale do Jequitinhonha. As pessoas são doces e acolhedoras, além da incrível capacidade de transformar o barro e a terra da região em matéria prima para peças únicas!

Além de trazermos conosco a admiração por toda a experiência que é estar no Jequitinhonha e as lindas imagens do Rio Jequitinhonha nos acompanhando na BR367, não poderíamos deixar vocês, nossos queridos clientes, de fora dessa!

Trouxemos uma seleção de peças muito especiais para vocês!

As tradicionais bonecas do Jequitinhonha, adornos decorativos, utilitários para o dia dia, para mesa posta… difícil escolher qual peça é a nossa favorita, meio a tantas belezas!


É um presente podermos viver juntos, ser contemporâneos, dessa manifestação artística que o Vale do Jequitinhonha é. Que alegria podermos juntos enaltecer e colaborar para a manutenção desse patrimônio cultural!

Viaje conosco pelo vídeo que fizemos, disponível em nosso IGTV (Instagram): clique aqui para assistir

Comentários

Postagens mais visitadas