Viva as festas populares: Dia de Reis!


Esculturas em madeira que celebram o Reisado.

Comemorado no dia 6 de Janeiro, o Dia de Reis celebra a visita dos Reis Magos Gaspar, Belchior e Baltazar ao menino Jesus. Cada rei levou um presente: ouro, que representava beleza; incenso, para divindade e fé; e mirra, para a imortalidade.

A Folia de Reis, festa popular muito celebrada em alguns estados brasileiros, que se inicia em 24 de Dezembro, véspera do nascimento de Jesus, e vai até 6 de Janeiro, o Dia de Reis. A festa é marcada por músicas animadas em sanfonas, pandeiros e outros batuques, muitas cores das vestimentas, assim como máscaras, estandartes e arcos de flores. Geralmente são feitas peregrinações pela cidade, visitando as casas de fiéis que abrem as portas para receber as bençãos dos reis. 


Máscaras e vestimentas coloridas fazem parte da indumentária da Folia de Reis. Foto: InfoEscola


Os integrantes do Reisado são: o mestre, quem organiza; o festeiro, quem promove; os representantes dos três reis, os palhaços, que garantem as brincadeiras e as danças; o coro, composto por seis pessoas que cantam e tocam músicas; e o bandeleiro, o porta bandeira da folia.


Há historiadores que defendem que a origem da festa é portuguesa e espanhola, tendo chegado ao Brasil no período da colonização e até hoje é celebrada pelo catolicismo, principalmente em cidades pequenas e áreas rurais.

Folia de Reis em Sorocaba. Foto: Emídio Marques

Você já teve a experiência de ir em uma folia de reis?


Comentários

Postagens mais visitadas